Manifesto bar responsável logotipo

Bares e restaurantes são locais onde as pessoas se encontram, interagem, compartilham ideias, comemoram conquistas e celebram a vida. São quase tão antigos quanto a própria civilização humana. Nas ruínas de Pompeia, cidade do Império Romano fundada por volta dos séculos 6 e 7 antes de Cristo, encontramos vestígios de uma taverna.

Hoje esses ambientes representam um elemento indispensável da nossa sociedade. Parte fundamental do dia a dia dos brasileiros, empregam mais de 6 milhões de pessoas, segundo a Abrasel.

É preciso garantir que as contribuições culturais, sociais e econômicas do setor prevaleçam em um novo e desafiador cenário imposto pela necessidade de distanciamento social e considerar esse novo contexto como uma oportunidade para ressurgirmos melhores, mais fortes e mais atentos às transformações que ocorrem ao nosso redor.

Por isso, o Movimento Pró-Bar propõe o Manifesto #BarResponsável para que, por meio da construção de compromissos comuns, bares e restaurantes possam trilhar uma jornada de retomada de suas atividades em um patamar seguro, saudável e sem excessos, dentro de um ambiente diverso e inclusivo.


O #BarResponsável se compromete a:

Colocar em prática protocolos
de higiene e distanciamento social

Me comprometo a promover a saúde e o bem-estar de funcionários, clientes e fornecedores em meus ambientes, incorporando práticas de higiene e ações de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde pública.

Isso inclui atenção redobrada aos protocolos de higiene, bem como às normas de distanciamento social, além de cuidados na recepção e no atendimento aos frequentadores para fornecer a melhor experiência para todos.

Promover que o consumo de álcool seja feito com
responsabilidade e moderação

Me comprometo a incentivar a moderação no consumo de bebidas alcoólicas por adultos e jamais oferecer ou vender esses produtos a menores de idade.
Me comprometo a não comprar e vender bebidas ilegais ou falsificadas.
Me comprometo a fornecer informações e ferramentas para que todas as pessoas possam fazer escolhas inteligentes sobre beber ou não. Não importa a bebida escolhida, álcool é sempre álcool. O efeito no organismo é determinado pela quantidade ingerida e não pelo tipo de bebida, seja destilada ou fermentada.
O consumo com responsabilidade pode fazer parte de um estilo de vida equilibrado e desempenhar um papel positivo em ocasiões sociais e comemorações. Um estabelecimento responsável convida os clientes a se alimentarem e ingerirem água quando consomem bebidas alcoólicas e a buscarem informações no DRINKiQ.com

Incentivar a diversidade e promover
a inclusão

Me comprometo a criar um ambiente no qual todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades e sejam tratadas com respeito e dignidade.
Me comprometo a não tolerar qualquer incitação ao ódio, injustiça, racismo, homofobia, transfobia, violência física, verbal ou emocional, linguagem ou conduta ofensivas.
Me comprometo a valorizar e estimular a diversidade nas equipes de trabalho e fornecedores.

Combater o assédio

Me comprometo a combater o assédio em todas as suas formas, seja físico ou moral, vindo de qualquer pessoa, cliente, funcionário ou fornecedor. Não é não!

Me comprometo a capacitar meus funcionários e fornecedores para saberem auxiliar qualquer pessoa em uma situação de assédio.

Me comprometo a observar as premissas do Manual ABA de Boas Práticas e Responsabilidade pelo Fim do Assédio em Eventos (que pode ser encontrado em www.aba.com.br). Ele inclui os bares de eventos como locais de alta propensão a casos de assédio e aborda as diversas práticas de prevenção e correção a serem aplicadas por toda a cadeia de fornecedores e contratantes responsáveis pelo evento.

Combater o assédio é criar um ambiente em que todos podem se divertire aproveitar seus encontros com respeito.

Treinar e replicar boas práticas

Me comprometo a treinar meus funcionários no DRINKiQ.com e no DiageoBarAcademy.com
O #BarResponsável é um meio de transformação social.
Me comprometo a divulgar publicamente as mensagens e materiais correlatos ao Manifesto #BarResponsável dentro do meu estabelecimento, bem como nos canais próprios de comunicação com o consumidor.
Me comprometo a incentivar os indivíduos a construírem uma sociedade equilibrada, consciente, livre e justa.

Colocando esses compromissos em prática, construiremos juntos uma etapa nova na história de bares e restaurantes. Com as portas abertas para as calçadas, recebendo as pessoas, iremos continuar nossa jornada de construção de uma sociedade melhor. Vamos celebrar a vida com responsabilidade.

#BarResponsável


Baixe o manifesto completo

[email protected]